Cosmetologia: O que é e como atuar nessa área

A Cosmetologia é uma das áreas que mais ganhou espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Isso aconteceu graças ao aumento na procura por tratamentos de beleza eficazes, por grande parte dos brasileiros. Mesmo em momentos de crise, as pessoas se preocupam em manter a aparência em dia e com a saúde do corpo, já que consequentemente você promove o bem-estar ao cuidar de si.

Agora, imagina fazer um curso que vai proporcionar para você uma base sólida para tratar esteticamente as pessoas por meio dos cosméticos certos para o tipo de pele, a tonalidade do cabelo etc. Provavelmente já pensou em algo ligado à Estética, não é mesmo?

Com o principal objetivo de adquirir o conhecimento quanto à matéria-prima que garante os cuidados de beleza para todas as idades e gêneros, o curso de Cosmetologia da Escola Brasileira de Estética tem um conteúdo programático completo para os seus alunos. Mas o que seria isso? Para saber mais sobre essa área, leia o Blog.

1 O que é Cosmetologia?
2 Como é o mercado de trabalho na área?
3 Quais são as possibilidades profissionais da área?
4 Quais são as principais funções do profissional?
5 Como iniciar carreira na área de Cosmetologia?
O que é Cosmetologia?

Um grande aliado da Estética é a Cosmetologia, já que os cosméticos são utilizados na manutenção da saúde corporal, facial e capilar. Resumidamente, o estudo das aplicações e dos efeitos desses materiais é que leva esse nome.

Não à toa, no curso de Cosmetologia, os alunos são apresentados a esses componentes e fundamentos. Mais do que o trabalho com os produtos específicos para o tratamento estético, o cosmetólogo precisa estar atento para a eficácia deles. Assim, pode oferecer mais segurança nos resultados esperados pela sua clientela. Para isso, suas principais tarefas são a pesquisa e produção de matéria-prima para o uso na indústria da beleza.

Como é o mercado de trabalho na área?

No curso de Cosmetologia, que oferecemos aqui na ESCOLA BRASILEIRA DE ESTÉTICA, o principal local de atuação dos egressos são em clínicas específicas para o tratamento de beleza. Mas também podem investir no trabalho autônomo, com atendimento em residência ou em salões com estrutura para esse tipo de serviço. Tudo vai depender do seu perfil profissional.

Esses são apenas alguns dos possíveis locais com vagas no mercado de trabalho, já que nosso país conta com pessoas preocupadas com a aparência –– de um modo positivo, é claro, pois entendemos que Estética é uma boa aliada da saúde.

A demanda por quem faz o curso de Cosmetologia está mais centralizada em farmácias, fábricas de cosméticos, clínicas e laboratórios. Contudo, é possível fazer um curso Tecnólogo aliado à Estética em algumas universidades, onde o profissional da área aumenta seu nicho de empregabilidade.

Quais são as possibilidades profissionais da área?

Existe uma vantagem dessa profissão que poucas apresentam: a procura por esses serviços em cidades pequenas, principalmente se formos considerar a média salarial no Brasil, por exemplo. Mesmo naqueles municípios com poucos habitantes, os cuidados com a pele, unhas e cabelos, principalmente, estão entre as prioridades dos moradores, que buscam esse atendimento em salões de beleza.

De acordo com o panorama do setor divulgado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as vendas em casa tiveram uma queda nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o crescimento médio das oportunidades de trabalho em salões de beleza tornou-se crescente, assim como a abertura de franquias.

Quanto ao salário, os valores também podem variar de acordo com a jornada de trabalho. A média de ganho do profissional que atua 43 horas semanais é de R$ 1.425,24*. Isso sem falar do que ele pode conseguir de renda extra, como autônomo.

Quais são as principais funções do profissional?

Como vimos, a atuação do cosmetólogo é ampla e abrange vários aspectos da Estética. As suas funções não fogem muito dessa perspectiva de cuidados, pensando em maneiras de conservar aquilo que está indo bem e reparar o que precisa de atenção.

Nesse contexto, a Cosmetologia possibilita a avaliação do melhor produto para cada situação. Vejamos algumas áreas de atuação:

produção e aplicação de cosméticos;
técnicas de limpeza e hidratação da pele;
maquiagem;
depilação;
bronzeamento e outros cuidados com a pele.
Uma das características mais comuns aos profissionais de Estética e Cosmética é o relacionamento com as pessoas. Isso porque você vai precisar lidar com diferentes inquietações quanto ao bem-estar, muitas das vezes diretamente relacionadas com os padrões de beleza.

Nesse sentido, o profissional precisa ser volátil e entender as reais necessidades de cada cliente, sabendo o que e quando fazer algum tratamento. Os conhecimentos quanto ao uso dos cosméticos fazem toda a diferença.

É por isso que conhecer as características da Cosmetologia é tão essencial ao esteticista. Afinal, ele vai indicar o melhor produto de acordo com a necessidade da pele facial ou corporal, assim como dos cabelos, unhas e tudo que envolve o visual.

Como iniciar carreira na área de Cosmetologia?

Para trabalhar com Cosmetologia, existem diferentes maneiras de se especializar. A mais indicada é procurar bons cursos, que sejam reconhecidos pelo MEC e com referência no mercado. Vale lembrar que o trabalho do cosmetólogo envolve a produção dos cosméticos. Por isso, algumas graduações podem complementar a sua função, aumentando as chances de sucesso. Entre elas está a Farmácia e, como vimos, a Biomedicina.

O Brasil é um dos países com o maior mercado de beleza. Não é por menos que esse é um dos setores que mais se desenvolvem. Juntamente a isso, a busca por tratamentos estéticos cresce, o que resulta em uma combinação perfeita para sua carreira!

Gostou de conhecer um pouco mais dessa área ainda pouco divulgada, mas cheia de oportunidades para seus profissionais? Invista no Curso de COSMETOLOGIA da Escola Brasileira de Estética