TUDO SOBRE MICROAGULHAMENTO

Se você está lendo este texto com certeza você já ouviu falar em microagulhamento! Esse procedimento estético é um dos queridinhos de quem não abre mão dos tratamentos clínicos para cuidar da aparência da pele do corpo e, principalmente, do rosto. Uma técnica que quando bem utilizada apresenta ótimos resultados deixando os clientes/pacientes muito satisfeitos. Mas você sabe realmente o que é o microagulhamento?

O microagulhamento também conhecido por Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), é um procedimento dermatológico baseado em diversas agulhas bem pequenas que perfuram as camadas da pele para estimular o colágeno. O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas. Podem ser utilizados pequenos rolos que sustentam as agulhas (manualmente) ou equipamentos mais modernos, automatizados, nos quais podemos regular a profundidade das agulhas e associar algumas outras técnicas, como a radiofrequência por exemplo

O procedimento pode ser utilizado em diversos tratamentos da pele como estrias, calvície, flacidez e melasma que são manchas escuras que aparecem na pele.

O Microagulhamento é realizado no consultório do profissional, com aplicação de anestesia na região da pele que será tratada. A escolha da técnica que será utilizada fica a critério do profissional dependendo das necessidades do seu paciente/cliente.

Importante ressaltar que quando a técnica escolhida pelo profissional for a dos rolos, deve-se escolher previamente o tamanho das agulhas, pois cada rolo tem uma profundidade fixa. Quando se opta pelos equipamentos mais modernos, o ajuste do tamanho das agulhas pode ser feito durante o tratamento, regulando a profundidade desejada para cada local na mesma sessão. Estas questões sempre dependerão do tipo de tratamento, Sempre que o responsável pelo tratamento atinge camadas diferentes da pele, os resultados são melhores para a resolução de tratamentos mais complexos como manchas e cicatrize.

A dor para realização do procedimento varia de acordo com a região que será tratada. Em pequenas áreas que podem ser completamente anestesiadas o procedimento não gera nenhum tipo e dor, mas quando o foco do tratamento é em grandes regiões, algum desconforto pode ser sentido pelo seu cliente. Clientes considerados mais sensíveis já relataram que toleram bem o tratamento.

Após a realização do procedimento é importante ressaltar que a pele tratada precisa receber cuidados especiais durante algum tempo, como o uso diário do filtro solar e cremes cicatrizantes.

É importante frisar que o procedimento possui alguns riscos e que durante a sessão a pele é rompida pelas agulhas podendo causar infecções bacterianas, a reativação de quadros de herpes, entre outras complicações, por isso o tratamento é contra indicado para pacientes que fazem o uso de anticoagulantes.

É importantíssimo que o tratamento seja feito em um consultório com a utilização de materiais estéreis e descartáveis a fim de garantir a sua segurança.

Aqui na Escola Brasileira de Estética, o nosso curso de microagulhamento tem carga horária de 8 horas e é ministrado pela Meryelle Filgueiras. Para maiores informações, clique aqui